Clicky

cursos Mestrado em Análise Geoambiental


Disciplinas oferecidas

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Fundamentos Geológicos e Biológicos da Análise Geoambiental
Ementa: História do Planeta Terra. Dinâmica terrestre. Oceanos, atmosfera e seres vivos. Minerais e rochas. Ciclo das rochas. Intemperismo e origem dos sedimentos. Erosão, transporte e deposição dos sedimentos. Ambientes de sedimentação e fácies sedimentares. Diagênese e litificação. Os ambientes terrestres e os desastres naturais. A evolução dos seres vivos e a dinâmica terrestre. O futuro do ambiente terrestre. Noções de geologia do Brasil e do Estado de São Paulo. Classificação da vegetação brasileira. Ecossistemas e biomas. Ecossistemas florestais (Floresta Amazônica, Mata Atlântica e Mata de Araucária). Ecossistemas savânicos (Caatinga, Cerrado e Campo).

Metodologia da Investigação Científica
Ementa: Meio ambiente. Natureza do conhecimento científico. História do método científico. Noções básicas sobre projetos de pesquisa em meio ambiente. Coleta e análise dos dados obtidos na pesquisa ambiental. Redação científica e suas características.

Seminários Gerais
Ementa: Fórum de debates envolvendo a temática "Análise Ambiental". Caracterização do meio físico. Diagnóstico de transformações afeitas à dinâmica natural do Planeta. Diagnóstico de transformações relacionadas com a influência antropogênica. Avaliação de riscos ambientais. Discussão de modelos e soluções. Estudos de caso.

 

DISCIPLINAS ELETIVAS

Estudos Geoambientais para não Especialistas
Ementa: Meio ambiente. Tipos, definições e conceitos. A origem e a história do Planeta Terra. O tempo geológico. Dinâmica interna da Terra. Minerais e rochas. Ciclo das rochas. Placas Tectônicas e noções de Geologia Estrutural. Paleontologia. Conceitos e aplicações. Geomorfologia. Conceitos. Cartografia, escalas e perfis. Ambiente SIG e Sensoriamento Remoto. Conceitos e aplicações. O homem e o meio ambiente. Ecologia do Brasil. Noções de legislação ambiental. Aulas práticas de campo e em laboratório.

Geologia de Engenharia e Meio Ambiente
Ementa: Conceitos de Geologia, Engenharia e Meio Ambiente. Fundamentos e métodos de Geologia de Engenharia. Princípios de Geologia de Engenharia aplicados ao Meio Ambiente. Geologia de Engenharia na prevenção e correção de processos de dinâmica superficial. Cartas de Geologia de Engenharia: suscetibilidade, risco e cartas geotécnicas. Geologia de Engenharia e os instrumentos de Gestão Ambiental. Geologia de Engenharia e o Tecnógeno.

Geomorfologia Aplicada
Ementa: O relevo terrestre tem forte expressão no meio ambiente como recurso de suporte à vida, caracterizado por um inerente potencial natural dos ecossistemas. Todas as formas de vida e a sociedade humana se estabelecem sobre a superfície da Terra, seja diretamente sobre a crosta terrestre, seja nos corpos d’água que a sobrepõe. Sua natureza revela interrelações com todos os outros elementos do ambiente (rochas, atmosfera, águas, solos, biomas e sociedades), sendo geralmente o relevo, o elemento que mais sobressai na paisagem.

Indicadores da Qualidade das Águas
Ementa: Características físicas, químicas, microbiológicas e hidrobiológicas da água. Principais fenômenos poluidores da água. Os principais indicadores de qualidade da água e seus cálculos. Legislação brasileira sobre qualidade da água. Aplicação dos indicadores de qualidade de água no uso e ocupação do solo.

Mapeamento de uso da Terra para Análise Geoambiental
Ementa: O conhecimento sobre o uso da terra na Análise Geoambiental é de fundamental importância para a compreensão da dinâmica territorial de uma paisagem em constante evolução. Os diferentes tipos de uso indicam as formas de pressão sobre os recursos naturais e apontam para atividades que alteram significativamente a qualidade ambiental dos biomas e dos biótopos, além de explicitar os conflitos e as contradições sociais e econômicas. Esse curso tem como base o Manual Técnico de Uso da Terra (Manuais Técnicos em Geociências – número 7. IBGE, 2006). São apresentados os princípios básicos norteadores do Levantamento da Cobertura e do Uso da Terra, a Nomenclatura, acompanhada das definições dos termos empregados com base na literatura pertinente, e o Sistema de Classificação concebido para categorizar os usos e a cobertura da terra.

Tópicos Especiais
Ementa: A disciplina proporciona ao corpo discente a oportunidade de conhecer e debater temas não contemplados especificamente pelo Programa, mas que pela sua multidisciplinariedade, requer conhecimento.

Transformações Ambientais Antrópicas
Ementa: Transformações geoambientais. Fontes de energia das transformações. Agentes geológicos. Processo civilizatório e mudanças geoambientais: tecnologia e transformação. Revolução agrícola e urbana. Homem: agente geológico. Uso do solo e processos antrópicos ou tecnogênicos. Estudos de casos brasileiros: impactos e ciclos econômicos no Brasil. Impactos geoambientais do desmatamento. Ciclos da mineração no Brasil e seus impactos geoambientais. Colonização do Oeste Paulista e seus impactos geoambientais. Impactos geoambientais de grandes obras: rodovias e reservatórios de hidroelétricas. Impactos geoambientais das cidades.

Introdução ao Geoprocessamento
Ementa: Característica do SIG. Dados espaciais. Fontes de dados. Bases digitais na internet. Estruturas de dados: modelos vetorial e matricial. Topologia. Cartografia para sistemas de informação geográfica. Aquisição e manipulação de dados. Consulta e análise espacial. Software aberto em SIG. Introdução ao sensoriamento remoto. Plataformas e sensores. Aquisição de imagens. Análise visual de imagens. Processamento digital de imagens. Atividades práticas.

Direito Ambiental e Urbanístico
Ementa: Ciências naturais e culturais. O Direito como ciência cultural. Direito e controle normativo. Tridimensionalidade. Fontes do Direito. Evolução do Direito Ambiental. Direito fundamental ao ambiente equilibrado. Sistema Nacional de Meio Ambiente. Conselho Nacional de Meio Ambiente. Tratados internacionais. Princípios constitucionais. Educação ambiental. Prevenção, compensação, poluidor-pagador. Código Florestal. Áreas de conservação e proteção. EIA-RIMA. Casuística: tutela da água, recursos hídricos, atmosfera, sonora, resíduos, fauna e flora, produtos controlados, ambiente do trabalho, ambiente cultural, histórico. Evolução do fenômeno urbano. Fontes do Direto Urbanístico. Princípios do Direito Urbanístico. Sistema urbanístico brasileiro. Plano e planejamento. Urbanização e urbanificação. Art. 182 da Constituição Federal e Estatuto da Cidade – Lei nº 10.257/2001. Plano Diretor. Concessões, autorizações e licenças.