Clicky

cursos Mestrado em Análise Geoambiental


Disciplinas oferecidas

OBRIGATÓRIAS
 
BASES CONCEITUAIS DA ANÁLISE AMBIENTAL E SUAS APLICAÇÕES 
Ementa: O Planeta Terra como sistema: litosfera, biosfera, antroposfera. Dinâmica geológica natural e antropogênica. Geodiversidade, relevo e configuração do meio físico. Domínios de natureza e ecossistemas. Biodiversidade. O impacto humano nos sistemas naturais. A relação homem-natureza e a ação geológica do ser humano. A configuração de sistemas tecnogênicos. Trabalhos de campo: análise do meio físico, do meio biótico e do meio antrópico em uma bacia hidrográfica urbana. 
 
METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA 
Ementa: Meio ambiente. Natureza do conhecimento científico. História do método científico. Noções básicas de projetos de pesquisa em meio ambiente. Coleta e análise de dados obtidos na pesquisa ambiental. Redação científica e suas características.
 
SEMINÁRIOS GERAIS
Ementa: Fórum de debates envolvendo a temática "Análise Ambiental". Caracterização do meio físico. Diagnóstico de transformações afeitas à dinâmica natural do Planeta. Diagnóstico de transformações relacionadas com a influência antropogênica. Avaliação de riscos ambientais. Discussão de modelos e soluções. Estudos de caso.
 
ELETIVAS
 
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA 
Ementa: A comunicação acadêmica e suas peculiaridades. A escrita científica eficaz. Formas de comunicação escrita: relatórios técnicos – científicos, dissertações, teses e artigos científicos. O processo de publicação escrita da pesquisa científica. Conteúdo de seus componentes essenciais: título, resumo, introdução, fundamentação teórica, materiais e métodos, resultados, discussões, conclusões. Formatação de figuras, tabelas e quadros. Apresentação de trabalhos em eventos: orais e pôsteres.
 
GEOPROCESSAMENTO I 
Ementa: Geotecnologias. Introdução ao Geoprocessamento. Característica do SIG. Dados Espaciais. Fontes de Dados. Estruturas de Dados: modelos vetorial e matricial. Topologia. Aquisição e Manipulação de Dados. Gerenciamento e integração de dados. Consulta e Análise espacial. Sistemas Gratuitos. Introdução ao Sensoriamento Remoto. Princípios Físicos. Espectro Eletromagnético. Plataformas e Sensores. Aquisição de Imagens. Análise Visual de Imagens. Processamento Digital de Imagens. Aplicações urbanas e ambientais. Estudos de Caso. Atividades Práticas. Prática Laboratorial.
 
GEOPROCESSAMENTO II 
Ementa: O conhecimento sobre o uso da terra na Análise Geoambiental é de fundamental importância para a compreensão da dinâmica territorial de uma paisagem em constante evolução. Os diferentes tipos de uso indicam as formas de pressão sobre os recursos naturais e apontam para atividades que alteram significativamente a qualidade ambiental dos biomas e dos biótopos, além de explicitar os conflitos e as contradições sociais e econômicas. Esse curso tem como base o Manual Técnico de Uso da Terra (Manuais Técnicos em Geociências – número 7. IBGE, 2006). São apresentados os princípios básicos norteadores do Levantamento da Cobertura e do Uso da Terra, a Nomenclatura, acompanhada das definições dos termos empregados com base na literatura pertinente, e o Sistema de Classificação concebido para categorizar os usos e a cobertura da terra. Técnica Fuzzy, restrições booleanas, Combinação Linear Ponderada, Média Ponderada Ordenada.
 
INDICADORES DE QUALIDADE DE ÁGUAS 
Ementa: O ciclo hidrológico. Conceito de bacia hidrográfica e seus elementos fundamentais. Funcionamento hidrológico das bacias hidrográficas: precipitação, interceptação, evaporação e evapotranspitração, infiltração, escoamento superficial e subterrâneo. Características físicas, químicas, microbiológicas e hidrobiológicas da água. Principais fenômenos poluidores da água. Os principais indicadores de qualidade da água e seus cálculos. Legislação brasileira sobre qualidade da água. Aplicação dos indicadores de qualidade de água no uso da terra.
 
DIREITO AMBIENTAL 
Ementa: O interesse da Legislação Ambiental brasileira. Características e princípios. O Meio Ambiente na Constituição Federal. Compatibilidade do desenvolvimento da atividade econômica com o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Competência em matéria ambiental. Atuações preventivas e repressivas em matéria ambiental. EIA e RIMA.  Áreas de proteção ambiental.  Urbanismo e meio ambiente. Zoneamento. Responsabilidade Civil por dano ambiental. Responsabilidade Penal por dano ambiental.  Meios processuais de proteção do meio ambiente: mandado de segurança coletivo, ação popular, ação civil pública. Princípios do Direito Urbanístico. Sistema urbanístico brasileiro. Plano e planejamento. Urbanização e urbanificação. Art. 182 da Constituição Federal e Estatuto da Cidade – Lei nº 10.257/2001. Plano Diretor. Concessões, autorizações e licenças.
 
ESTATÍSTICA APLICADA A ANÁLISE AMBIENTAL
Ementa: Método científico, planejamento e delineamento amostral através dos conceitos básicos de esforço amostral e disposição das amostras no espaço e no tempo. Análise dos estudos ambientais através da aplicação das principais técnicas de estatística descritiva e inferencial. Conceitos básico de análise multivariada.
 
INDICADORES DE SAÚDE E AMBIENTE 
Ementa: A disciplina tem por objetivo discutir os principais conceitos e aplicabilidade de indicadores de saúde para a gestão integrada e a sustentabilidade ambiental. O conteúdo programático da disciplina contempla: Iniciativas internacionais e nacionais da abordagem integrada de saúde e ambiente; A natureza e uso dos indicadores; tipos de indicadores; Nível de avaliação; requisitos para os indicadores de saúde. 
 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Ementa: Histórico da Educação Ambiental. Conceitos de Educação; Política Nacional de Educação Ambiental. Lei 9597/99: Técnicas e estratégias na Educação Ambiental, manuais, cartilhas, mídias atuais, dinâmicas de grupo. Projetos de Educação Ambiental: planejamento, execução e avaliação. 
 
OUTRAS DISCIPLINAS
Disciplinas ofertadas nos demais Programas de stricto senso da Universidade Universus Veritas Guarulhos, poderão ser cursadas desde que aprovadas pelo programa ofertante e o nosso programa. Para consultar as demais disciplinas consulte o site: http://stricto.ung.br/.