Clicky

cursos Mestrado em Odontologia


Linhas de pesquisa

Áreas de Concentração

Periodontia

Linha de Pesquisa 1: Diagnóstico das infecções periodontais.

Definir os agentes etiológicos das diversas formas de doença periodontal. Relacionar os parâmetros clínicos de doença periodontal ao perfil microbiano do indivíduo. Contribuir para a elaboração de terapias periodontais.

Linha de Pesquisa 2: Periodontia e a condição sistêmica do indivíduo. 

Avaliar a influência das alterações sistêmicas no perfil clínico, micro- e imunológico periodontal, o impacto das doenças periodontais no curso das doenças sistêmicas, definir os possíveis grupos de risco e estabelecer formas de diagnóstico e tratamento.

Linha de Pesquisa 3: Terapias periodontais.

Definir as aplicações e limitações das diversas terapias periodontais por meio de estudos clínicos, microbiológicos e imunológicos com o objetivo de auxiliar o estabelecimento de formas definitivas e mais específicas de tratamento.

Dentística

Linha de pesquisa 1: Biomateriais Associados às Técnicas Restauradoras e Estéticas

Avaliar as propriedades físicas e mecânicas dos diferentes biomateriais odontológicos, por meio de estudos laboratoriais e clínicos, bem como comparar os métodos disponíveis para testar os biomateriais.

Implantodontia

Linha de Pesquisa 1: Diagnóstico e terapia peri-implantar.

Avaliação dos fatores sistêmicos e locais que influenciam o processo de osseointegração e longevidade das restaurações implanto-suportadas. Definir fatores de risco e alternativas terapeuticas para a prevenção e tratamento de doenças periimplantares.

Linha de Pesquisa 2: Biomateriais aplicados à implantodontia.

Avaliar as propriedades físicas, químicas e biológicas de diversos biomateriais relacionados à implantodontia e regeneração óssea guiada.