Clicky

Notícias

Aberta as inscrições para o processo seletivo 2019 - Mestrado e Doutorado em Odontologia

Período de inscrição: até 12/02/2019 - Inscreva-se Aqui 

Edital Doutorado em Odontologia

 

Edital Mestrado em Odontologia


Pessoalmente: Secretaria de Pós-graduação em Odontologia – Praça Tereza Cristina, 229, Centro, Guarulhos, SP, CEP: 07023-070.

As inscrições podem ser feitas via SEDEX, com remessa da documentação completa para o endereço acima, aos cuidados de Samantha Carvalho.
Via SEDEX: postagem até 08/02/2019

Contatos: pos_odonto@ung.br. Telefone: (11) 2464-1684.  

Processo de seleção
- Prova de conhecimentos específicos;
- Prova de inglês técnico;
- Entrevista; e
- Análise do currículo.

Local da avaliação: Centro de Pós-Graduação e Pesquisa (CEPPE). Praça Tereza Cristina, 229, Centro, Guarulhos, SP.

Data da Prova: 18/02/2019, das 9h às16h
Data do Resultado: 22/02/2019
Início das aulas: 18/03/2019

Documentos para inscrição

- Cópia simples do currículo atualizado ou Currículo Lattes;
- Cópia simples do diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação;
- Cópia simples do Histórico Escolar da graduação;
- Cópia simples do comprovante de residência; e
- Carta de intenções descrevendo as razões pelas quais o candidato se considera apto para o curso.

Edital 2019 - Mestrado

Edital 2019 - Doutorado

Notícias Mestrado em Análise Geoambiental


Programa de Pós-graduação em Odontologia recebe nota 6 da CAPES

Programa de Pós-graduação em Odontologia recebe nota 6 da CAPES

 

       A Universidade UNIVERITAS/UNG é a instituição particular de ensino superior que possui o melhor Programa de Pós-Graduação em Odontologia no Brasil. A nota seis (6) atribuída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na avaliação quadrienal 2012-2016 colocou o mestrado e o doutorado no topo do ranking nacional nas áreas de periodontia, implantodontia e dentística. De acordo com o parecer, o Programa de Odontologia, que inclui os cursos de mestrado e doutorado, obteve conceito máximo nos cinco itens avaliados: Proposta do Programa; Corpo Docente; Corpo Discente, Teses e Dissertações; Produção Intelectual; e Inserção Social. “A obtenção do conceito máximo em todos os itens é um reconhecimento ao expressivo amadurecimento do nosso programa no último quadriênio. A UNIVERITAS/UNG é a única Universidade privada do Brasil a conquistar um curso de excelência em Odontologia", aponta a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Dra. Magda Feres. Dos mais de 4 mil Programas de stricto sensu existentes no Brasil, 13% possuem notas máximas: 6 ou 7, e somente 5 desses programas de excelência pertencem a IES privadas (não confessionais/comunitárias): “incluindo o nosso”, acrescenta Magda.  Para o reitor da Universidade UNIVERITAS/UNG, Eloi Lago, esse prestígio não se dá apenas pelo uso de recursos inovadores. “O resultado é fruto de um trabalho contínuo de planejamento e apoio à pesquisa, e, principalmente, de uma comunidade acadêmica que se empenhou e sincronizou seus esforços para fazer o melhor”, explica. A CAPES é o órgão do Ministério da Educação responsável pelo reconhecimento e a avaliação de cursos de pós-graduaçãostricto sensu (mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado) em âmbito nacional.

 

Excelência na Odontologia

        Os estudos realizados na Universidade UNIVERITAS/UNG têm contribuído para o tratamento das periodontites e de outros problemas bucais em todo o mundo. As pesquisas têm recebido apoio financeiro constante dos órgãos de fomento nacionais (FAPESP, CAPES e CNPq) e internacionais (National Institutes of Health; NIH, USA). “A Internacionalização, um critério indispensável para os programas de stricto sensu de excelência, também é um diferencial importante do nosso Programa”, ressalta Magda. Nos últimos 4 anos, professores do Mestrado e Doutorado em Odontologia foram convidados para apresentar os resultados das suas pesquisas, em mais de 40 congressos realizados na Itália, Suíça, Holanda, Polônia, Chile, Uruguai, Colômbia, Egito, Alemanha, Bélgica, Rússia, Itália, Grécia e Estados Unidos. Em 2015, pesquisadores da UNIVERITAS/UNG, USP e da Colgate Palmolive (Piscataway, USA) se uniram para constituir um projeto inédito chamado Latin America Oral Health Association (LAOHA), com sede na Universidade. A LAOHA visa estimular o desenvolvimento científico da Odontologia e a melhoria da saúde bucal na América Latina, por meio da concessão de bolsas de estudo para que alunos de outros países da América Latina e Regiões Norte/Nordeste do Brasil façam o doutorado em Instituições de Ensino Brasileiras, além de um fundo-reserva para que esses alunos possam viajar e apresentar os resultados dos seus estudos nos mais importantes congressos da área odontológica. Além disso, a Associação abrange outras atividades, como a organização de eventos internacionais e a realização de estudos multicêntricos, que envolve a UNIVERITAS/UNG, USP e outras Instituições de Ensino e pesquisa da América Latina.

 

Notícias Mestrado em Análise Geoambiental


Congresso Científico da Faculdade de Enfermagem - UNICAMP

Convidamos nossos alunos e ex-alunos a participarem do Congresso Científico da Faculdade de Enfermagem - UNICAMP. 

Submissão de resumos via site da FEnf: 07 de maio a 15 de julho de 2018.

Notícias Mestrado em Análise Geoambiental


Mestrado em Análise Geoambiental recebe prêmio do Selo Ambiental

No dia 18 de junho a Universidade Univeritas UNG, representada pela Profa. Dra. Regina de Oliveira Moraes Arruda (Coordenadora do Mestrado em Análise Geoambiental), foi premiada no Evento Selo Ambiental, como INSTITUIÇÃO AMIDA DO MEIO AMBIENTE. O trabalho ao qual foi designado o prêmio foi “Contribuição Mestrado em Análise Geoambiental para o Município de Guarulhos”.

O Selo Ambiental de Guarulhos é uma premiação anual criada em 2002 pela Câmara Municipal de Guarulhos através do Decreto Legislativo 003/2002. Desde 2013 a concessão do prêmio vem sendo realizada em conjunto com a Prefeitura de Guarulhos, conforme instruído pela Lei Municipal 7.047/2012. O objetivo do Selo é atribuir a pessoas físicas ou jurídicas, cujos projetos, programas ou ações, contribuam reconhecidamente para a melhoria do meio ambiente, proporcionando melhor qualidade de vida e desenvolvimento sustentável no município de Guarulhos. O evento deste ano de 2018 foi realizado no Auditório do Teatro Adamastor, Município de Guarulhos.

 

cursos Mestrado em Análise Geoambiental


Calendário de disciplinas

O Mestrado em Análise Geoambiental da Universidade UNG divulga o calendário de disciplinas que serão ministradas no primeiro semestre de 2018. Os alunos e alunas regularmente matriculados deverão entregar na secretaria do curso, a ficha de requerimento de disciplinas (já enviada por e-mail) preenchida e assinada. O início das aulas será no dia 5 de março.

Dia: Disciplina e professor(a): 

Terça-feira: Indicadores de Qualidade das Águas (Regina de Oliveira Moraes Arruda)

Quarta-feira: Introdução ao Geoprocessamento (Fabricio Bau Dalmas)

Quarta-feira: Mapeamento de Uso da Terra para Análise Geoambiental (Anderson Targino da Silva Ferreira)

Quinta-feira: Tópicos Especiais – Escrita Científica (Edna Ferreira Rosini e Patrícia Bulbovas)

Sexta-feira: Legislação Ambiental (Fabricio Bau Dalmas)

 

 

Notícias Mestrado em Análise Geoambiental


UNG Universidade recebe 5 prêmios no maior congresso de pesquisa em Odontologia do Brasil.

Ocorreu em Campinas entre os dias 03 e 06 de setembro de 2017 a 34º Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, maior evento científico de pesquisa em odontologia do Brasil. Nesta oportunidade professores e alunos da pós-graduação em Odontologia (Mestrado e Doutorado) da UNG Universidade apresentaram simpósios e painéis científicos de pesquisas realizadas pelo programa de pós-graduação. Foram cerca de cerca de 4 mil participantes que apresentaram mais de 3.000 trabalhos científicos em todas as áreas da odontologia. Neste ano, 5 trabalhos científicos envolvendo alunos e professores do mestrado e doutorado foram contemplados com premiações e menções honrosas, o que demonstra a grau de excelência da pesquisa que é realizada pela pós-graduação em Odontologia da UNG Universidade. 

Notícias Mestrado em Análise Geoambiental


Palestra realizada pela Profa. Magda Feres durante o simpósio do grupo "Women in Science" no IADR.

A Profa. Dra. Magda Feres é membro do grupo do IADR chamado Women in science  e durante o Congresso do IADR (Internacional Association for Dental Research) realizado entre os dias 22 e 25 de março, em São Francisco (EUA) realizou uma palestra em um simpósio organizado por este grupo.

O tema da palestra foi ”Women’s representation in Dental Research/Leadership Positions at Guarulhos Univeristy/Brazil”. Nesta oportunidade, a Profa. Magda Feres relatou as posições de destaque de outras professoras do programa de pós-graduação da UNG Universidade, Profa. Dra.  Luciene Figueiredo, Alessandra Cassoni, Poliana Duarte e Gabriela Giro. A Profa. Magda Feres, relatou que durante a preparação para esse simpósio, vários dados da UNG foram coletados e, pode ser observado que realmente existe um grande percentual de mulheres em cargos de liderança na instituição, o que foi foco de muitas perguntas no simpósio.

Na verdade, a UNG Universidade foi vista como um exemplo a ser seguido.

Notícias Mestrado em Análise Geoambiental


Profa. Dra. Magda Feres assume presidência de duas grandes entidades internacionais

A Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Odontologia, Dra. Magda Feres assumiu, recentemente, cargos para presidência de duas entidades internacionais, denominadas International Academy of Periodontology (IAP), sediada em Boston, Estados Unidos da América, e do grupo de Pesquisa Periodontal da International Association for Dental Research (PRG/IADR), localizada em Virgínia, também nos EUA.

A IAP foi fundada em 1985 e tem como missão “melhorar o conhecimento e disseminar informações sobre periodontia mundial para aqueles que têm interesse na prevenção e tratamento de doenças periodontais”. É a única Associação de Periodontia com caráter, realmente, internacional, por realizar congressos em regiões que recebem poucos eventos com palestrantes de renome mundial, como os encontros de 2009, 2011 e 2017, que ocorreram respectivamente na Índia, Ucrânia e Transilvânia.

A International Association for Dental Research (IADR) é a maior e mais renomada Associação de Pesquisa em Odontologia. Abrangendo todas as áreas de concentração, a IADR é uma organização sem fins lucrativos com quase 11 mil membros em todo o mundo. Tem por objetivo promover pesquisas na área e representar a comunidade acadêmica, aumentando conhecimentos para a melhoria da saúde bucal em todo o mundo. Os grupos de pesquisa são divididos por áreas, como o Grupo de Periodontia que sou presidente.

Para Magda Feres, ocupar uma posição como membro do corpo diretivo desses grupos talvez seja um dos maiores reconhecimentos da sua carreira de pesquisadora até aqui. “Nenhum pesquisador de outra universidade brasileira ocupou esse cargo no PRG/IADR ou na IAP anteriormente. Isso é um indicativo do apoio que a UNG sempre deu à pesquisa de qualidade. Nas minhas palestras e reuniões no exterior, levo sempre o nome da Instituição, e isso ajuda a atrair pesquisadores e estudantes de todo mundo. Na prática, esses cargos de presidência de Associações internacionais de prestígio são importantes para ampliarmos ainda mais nossa inserção internacional, que é um ponto muito valorizado pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) nas avaliações dos programas de pós-graduação”, explica a professora.

A professora ressalva a importância em promover o avanço da pesquisa e aumentar o conhecimento para a melhoria da saúde bucal em todo o mundo, apoiar e representar a comunidade de pesquisa e facilitar a comunicação e a aplicação dos resultados da investigação científica.

Páginas