Clicky

Notícias Mestrado em Análise Geoambiental


UNG Universidade recebe 5 prêmios no maior congresso de pesquisa em Odontologia do Brasil.

Ocorreu em Campinas entre os dias 03 e 06 de setembro de 2017 a 34º Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, maior evento científico de pesquisa em odontologia do Brasil. Nesta oportunidade professores e alunos da pós-graduação em Odontologia (Mestrado e Doutorado) da UNG Universidade apresentaram simpósios e painéis científicos de pesquisas realizadas pelo programa de pós-graduação. Foram cerca de cerca de 4 mil participantes que apresentaram mais de 3.000 trabalhos científicos em todas as áreas da odontologia. Neste ano, 5 trabalhos científicos envolvendo alunos e professores do mestrado e doutorado foram contemplados com premiações e menções honrosas, o que demonstra a grau de excelência da pesquisa que é realizada pela pós-graduação em Odontologia da UNG Universidade. 

Notícias Mestrado em Análise Geoambiental


Palestra realizada pela Profa. Magda Feres durante o simpósio do grupo "Women in Science" no IADR.

A Profa. Dra. Magda Feres é membro do grupo do IADR chamado Women in science  e durante o Congresso do IADR (Internacional Association for Dental Research) realizado entre os dias 22 e 25 de março, em São Francisco (EUA) realizou uma palestra em um simpósio organizado por este grupo.

O tema da palestra foi ”Women’s representation in Dental Research/Leadership Positions at Guarulhos Univeristy/Brazil”. Nesta oportunidade, a Profa. Magda Feres relatou as posições de destaque de outras professoras do programa de pós-graduação da UNG Universidade, Profa. Dra.  Luciene Figueiredo, Alessandra Cassoni, Poliana Duarte e Gabriela Giro. A Profa. Magda Feres, relatou que durante a preparação para esse simpósio, vários dados da UNG foram coletados e, pode ser observado que realmente existe um grande percentual de mulheres em cargos de liderança na instituição, o que foi foco de muitas perguntas no simpósio.

Na verdade, a UNG Universidade foi vista como um exemplo a ser seguido.

Notícias Mestrado em Análise Geoambiental


Profa. Dra. Magda Feres assume presidência de duas grandes entidades internacionais

A Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Odontologia, Dra. Magda Feres assumiu, recentemente, cargos para presidência de duas entidades internacionais, denominadas International Academy of Periodontology (IAP), sediada em Boston, Estados Unidos da América, e do grupo de Pesquisa Periodontal da International Association for Dental Research (PRG/IADR), localizada em Virgínia, também nos EUA.

A IAP foi fundada em 1985 e tem como missão “melhorar o conhecimento e disseminar informações sobre periodontia mundial para aqueles que têm interesse na prevenção e tratamento de doenças periodontais”. É a única Associação de Periodontia com caráter, realmente, internacional, por realizar congressos em regiões que recebem poucos eventos com palestrantes de renome mundial, como os encontros de 2009, 2011 e 2017, que ocorreram respectivamente na Índia, Ucrânia e Transilvânia.

A International Association for Dental Research (IADR) é a maior e mais renomada Associação de Pesquisa em Odontologia. Abrangendo todas as áreas de concentração, a IADR é uma organização sem fins lucrativos com quase 11 mil membros em todo o mundo. Tem por objetivo promover pesquisas na área e representar a comunidade acadêmica, aumentando conhecimentos para a melhoria da saúde bucal em todo o mundo. Os grupos de pesquisa são divididos por áreas, como o Grupo de Periodontia que sou presidente.

Para Magda Feres, ocupar uma posição como membro do corpo diretivo desses grupos talvez seja um dos maiores reconhecimentos da sua carreira de pesquisadora até aqui. “Nenhum pesquisador de outra universidade brasileira ocupou esse cargo no PRG/IADR ou na IAP anteriormente. Isso é um indicativo do apoio que a UNG sempre deu à pesquisa de qualidade. Nas minhas palestras e reuniões no exterior, levo sempre o nome da Instituição, e isso ajuda a atrair pesquisadores e estudantes de todo mundo. Na prática, esses cargos de presidência de Associações internacionais de prestígio são importantes para ampliarmos ainda mais nossa inserção internacional, que é um ponto muito valorizado pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) nas avaliações dos programas de pós-graduação”, explica a professora.

A professora ressalva a importância em promover o avanço da pesquisa e aumentar o conhecimento para a melhoria da saúde bucal em todo o mundo, apoiar e representar a comunidade de pesquisa e facilitar a comunicação e a aplicação dos resultados da investigação científica.

Notícias Mestrado em Análise Geoambiental


Professores do Mestrado e Doutorado de Odontologia participaram de reunião da LAOHA

Os Docentes do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UNG Universidade, Profa. Magda Feres, Profa. Luciene Cristina de Figueiredo, Prof. Marcelo de Faveri e Prof. Jamil Awad Shibli, participaram entre os dias 11 e 12/05/17 da primeira reunião da LAOHA (Associação Latino Americana para Promoção de Saúde Oral e Pesquisa Odontológica) realizada no centro de tecnologia da COLGATE em Piscataway/ New Jersey (USA).

A ideia da LAOHA surgiu há alguns anos, quando constatamos a escassez de cursos de Doutorado em diversos países da América Latina e nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Sendo assim, idealizamos juntamente com pesquisadores e executivos da Colgate, principalmente os Srs. Bernal Stewart e William Devizio, da Colgate Technology Center (USA), um projeto que visava absorver alunos desses países/regiões nos programas de Doutorado da UNG e da USP. Ao terminar o doutorado, esses alunos poderão então multiplicar o conhecimento aqui adquirido em seus países/cidades de origem, contribuindo assim para o avanço da pesquisa nessas regiões.

Estamos certos que essa é uma inciativa única que trará benefícios a todos os envolvidos e poderá representar a semente de um projeto maior de expansão da pesquisa e da odontologia clínica de qualidade, embasada em evidências científicas, em toda a América Latina. Para nós esse projeto foi uma grande passo, no sentido do nosso programa poder contribuir para um ponto importante que tem sido estimulado pela área da Odontologia na CAPES: a parceria SUL-SUL.

Maiores informações sobre a LAOHA podem ser obtidas pelo site http://latamoralhealthassociation.org/eng/index.php

Notícias Mestrado em Análise Geoambiental


Professores do Mestrado e Doutorado de Odontologia participaram como palestrantes do XXVII Conbrape

Professores do Mestrado e Doutorado da UNG Universidade participaram como palestrantes do XXVII Conbrape - Congresso Brasileiro de Periodontologia - que ocorreu na Universidade de São Paulo entre os dias 19 e 22 de abril de 2017. Na ocasião os professores Jamil Awad Shibli, Poliana Mendes Duarte, Magda Feres e Marcelo Faveri palestraram e mostraram resultados de pesquisas realizadas pelo programa de pós-graduação nos últimos anos. “Trata-se de um evento científico e clínico de extrema importância para a especialidade e é muito gratificante apresentar aos colegas de diversas regiões do país o trabalho que realizamos na UNG Universidade” declarou o Professor Marcelo Faveri.  

Notícias Mestrado em Análise Geoambiental


Docentes e Discentes participam do IADR São Francisco (EUA)

Estudantes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UNG Universidade, que engloba Mestrado e Doutorado, participaram da edição de 2017 do Congresso da International Association for Dental Research (IADR), realizado entre os dias 22 e 25 de março, em São Francisco (EUA).

O grupo, de cerca de 10 pesquisadores, apresentou resultados de estudos desenvolvidos nas áreas de dentística, periodontia, ortodontia e implantodontia da UNG, em forma de painel e oral.

O evento reuniu cerca de 6 mil pesquisadores de todo o mundo. A próxima edição acontecerá em 2018 em Londres.

Notícias

Inscrições abertas para os cursos de Mestrado e Doutorado da UNG Universidade

No mercado de trabalho, ter mestrado e doutorado no currículo, invariavelmente, causam uma boa impressão. Em primeiro lugar, porque indicam que o profissional está comprometido com seu aprendizado constante. E, em alguns casos, podem até ajudar a passar pelo criterioso filtro de seleção de empresas que exigem este tipo de título para certos cargos.

O profissional do século XXI deve estar antenado e focado na carreira fazendo um curso que agregue valor e amplie seus conhecimentos. Por isso é importante refletir quais são as habilidades e aptidões que serão desenvolvidas durante o percurso.

Outro fator que deve ser analisado com cuidado quando se fala de mestrado e doutorado é a instituição de ensino em que se pretende ingressar para dar um passo tão importante.

A UNG Universidade possui tradição de mais de 45 anos na área de ensino e pesquisa e já formou através dos seus programas centenas de profissionais com títulos de mestres e doutores.

"A valorização dos profissionais que seguem se atualizando é fruto da hiperespecialização. Esta é uma tendência contemporânea. As empresas precisam de pessoas com formação sólida e foco no que fazem. Conhecimento e profundidade teórica são essenciais para isso", afirma Luciene Figueiredo, Pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da UNG.

Para os que buscam essa melhor qualificação e colocação na carreira, a UNG está com inscrições abertas para os Programas de Mestrado e Doutorado. Os interessados para a seleção devem se inscrever através do site www.ung.br.

O processo de seleção inclui prova de conhecimentos específicos e entrevista, para os cursos de Mestrado em Análise Geoambiental, Enfermagem, Odontologia e Ortodontia. Além dos cursos de Doutorado em Enfermagem e Odontologia.

Sobre os cursos:

Mestrado em Análise Geoambiental
O Mestrado Acadêmico em Análise Geoambiental (MAG) da UNG Universidade recomendado pela CAPES/MEC (OFÍCIO 362/2004/ctc/capes), é um dos primeiros programas de Mestrado em Geociências criado em instituição de ensino particular no País. Representa a consolidação de um projeto acadêmico-científico iniciado nos anos 80 no Laboratório de Geociências da Instituição, que conduziu, no final da década de 90, à implementação de um curso de MBA em Gestão Ambiental e um de especialização em Educação Ambiental.

Mestrado em Enfermagem
O Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem da UNG Universidade foi proposto com a finalidade de responder às necessidades sociais em relação à formação e ao desenvolvimento de profissionais da saúde para docência e pesquisa. Tem como eixo condutor e aglutinador o processo de cuidar em saúde do indivíduo, da família e da comunidade. Objetiva uma contínua evolução do saber e do fazer em diferentes dimensões que integram o ensino, a prática e a pesquisa com postura político-reflexiva.

Mestrado em Odontologia
O curso de Mestrado em Odontologia da UNG Universidade abrange três áreas de concentração: Periodontia, Dentística e Implantodontia. São oferecidas disciplinas clínicas e teóricas, sempre com intensa participação dos alunos em seminários e debates científicos. O desenvolvimento do raciocínio lógico, a interpretação de estudos científicos e as habilidades para resolução de situações problema relacionadas aos estudos clínicos e laboratoriais são fortemente valorizadas durante os dois anos do curso. O aluno tem a oportunidade de debater sobre diversos temas atuais, não apenas sobre a odontologia, mas também sobre aqueles fundamentais para a formação do profissional moderno, tais como pesquisa e desenvolvimento científico e educação superior na sociedade contemporânea. Um importante diferencial do curso é a possibilidade do aluno desenvolver parte da dissertação em instituição de ensino estrangeira, por meio dos nossos consolidados convênios com universidades e institutos de pesquisa internacionais. Os principais acordos de colaboração para intercâmbio de discentes são com o Forsyth Institute, renomado centro de pesquisa vinculado à Universidade de Harvard (USA) e a Universitá Degli Studi di Chieti (Itália).

Mestrado em Ortodontia
A UNG Universidade, ao longo de seus 46 anos de existência, vem cumprindo a missão inerente às Instituições de Ensino Superior, a de produzir conhecimento e não apenas repassá-lo. Nesse sentido, a UNG tem realizado, por meio de seus docentes, discentes e colaboradores, pesquisas em diversas áreas do conhecimento. O sucesso do programa de Pós-graduação em Odontologia, criado em 2002, é um dos melhores exemplos do progresso alcançado pela UNG neste sentido.

Doutorado em Odontologia
O curso de Doutorado em Odontologia da UNG Universidade abrange três áreas de concentração: Periodontia, Dentística e Implantodontia. São oferecidas disciplinas clínicas e teóricas, sempre com intensa participação dos alunos em seminários e debates científicos. O desenvolvimento do raciocínio lógico, a interpretação de estudos científicos e as habilidades para resolução de situações problema relacionadas aos estudos clínicos e laboratoriais são fortemente valorizadas durante os dois anos do curso. O aluno tem a oportunidade de debater sobre diversos temas atuais, não apenas sobre a odontologia, mas também sobre aqueles fundamentais para a formação do profissional moderno, tais como pesquisa e desenvolvimento científico e educação superior na sociedade contemporânea. Um importante diferencial do curso é a possibilidade do aluno desenvolver parte da dissertação em instituição de ensino estrangeira, por meio dos nossos consolidados convênios com universidades e institutos de pesquisa internacionais. Os principais acordos de colaboração para intercâmbio de discentes são com o Forsyth Institute, renomado centro de pesquisa vinculado à Universidade de Harvard (USA) e a Universitá Degli Studi di Chieti (Itália).

Doutorado em Enfermagem
O curso de Doutorado em Enfermagem da UNG Universidade foi proposto com a finalidade de responder às necessidades sociais em relação à formação e ao desenvolvimento de profissionais da saúde para docência e pesquisa. Tem como eixo condutor e aglutinador o processo de cuidar em saúde do indivíduo, da família e da comunidade. Objetiva uma contínua evolução do saber e do fazer em diferentes dimensões que integram o ensino, a prática e a pesquisa com postura político-reflexiva.

Cursos › Doutorado em Enfermagem


Doutorado em Enfermagem

Notícias Mestrado em Análise Geoambiental


Universidade oferece cursos de férias gratuitos

A UNG Universidade divulgou a relação dos cursos de férias, gratuitos, que serão oferecidos em janeiro de 2017. A atividade faz parte do Projeto Capacita organizado para preparar e requalificar mão de obra para o mercado de trabalho.

Serão oferecidos mais de 270 cursos, em diversas áreas do conhecimento, com duração de três horas, tais como: importância jurídica na escolha da atividade empresarial, contabilidade para não contadores, criação de marcas, introdução à arquitetura paisagística, carreira profissional – empreendedorismo, direito previdenciário, desenvolvimento de aplicativos para celular, informática básica para a terceira idade, assessoria de imprensa - como conquistar espaços espontâneos na mídia, entre muitos outros que podem ser conferidos no documento em anexo.

“Os profissionais hoje em dia precisam se reciclar constantemente, ou ainda, procurar uma formação para poder se sobressair no mercado de trabalho. Por isso é tão importante cursos dessa natureza, proporcionando à população conhecimento e atualização que podem muitas vezes fazer a diferença no momento de uma recolocação ou até mesmo de uma promoção”, explica a coordenadora de Extensão da UNG, Profa. Lis Lakeis Bertan.

As inscrições devem ser feitas de acordo com o calendário abaixo. A atividade é gratuita. A Universidade pede apenas que os participantes doem dois quilos de alimentos não perecíveis por curso que o candidato for participar que serão destinados a entidades assistenciais.

“A UNG Universidade tem um imenso prazer em proporcionar gratuitamente cursos de altíssimo nível, ministrado por nosso corpo docente para a sociedade, além de poder contribuir com uma Ação de Responsabilidade Social com a doação de alimentos”, finaliza a Profa.

Os interessados devem comparecer no campus onde acontecerão os cursos na semana de 09 a 13 de janeiro (conforme datas e horários abaixo), com dois quilos de alimento não perecível por curso que queira participar. As vagas são limitadas, não aceitaremos açúcar e sal, atenção à data de validade dos produtos que serão doados. Confira a lista de cursos AQUI

Locais de inscrição:

Local: Campus Guarulhos-Centro (Sala AT02) – Praça Tereza Cristina, 88, Centro, Guarulhos.

Período: de 09 a 13 de janeiro, das 9h às 12h / das 13h às 17h / das 18h às 20h.

Dia 14 de janeiro das 08h às 13h

Unidade Guarulhos-Dutra (Biblioteca) – Av. Anton Philips, 01, Vila Hermínia, Guarulhos.

Período: de 09 a 13 de janeiro, das 9h às 12h / das 13h às 17h / das 18h às 20h.

Campus Itaquaquecetuba (Biblioteca) – Av. Uberaba, 251, Vila Virgínia, Itaquá.

Período: de 09 a 13 de janeiro, das 9h às 12h / das 13h às 17h / das 18h às 20h.

Campus Brigadeiro - Paulista (Biblioteca) – Av. Brigadeiro Luís Antônio, 917 Bairro Bela Vista

Período: de 09 a 13 de janeiro, das 9h às 12h / das 13h às 17h / das 18h às 20h.

Unidade Bonsucesso (Biblioteca) – Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 5308, Jd. Albertina, Guarulhos (dentro do Shopping Bonsucesso)

Período: de 09 a 13 de janeiro, das 9h às 12h / das 13h às 17h / das 18h às 20h.

 

 

Serviço:

Projeto Capacita

Telefone: (11) 2464-1151 E-mail: extensao@ung.br

 

 

Páginas