Clicky

cursos Doutorado em Enfermagem


Linhas e Grupos de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

 

 

Inovações para o cuidar nas diferentes fases do ciclo vital

 

Compreende estudos voltados à produção e aplicação de novas tecnologias, visando a construção de evidências para tomada de decisão na promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde do ser humano no ciclo vital.

 

Avanços em Enfermagem e Saúde: desenvolvendo instrumentos e processos

Compreende estudos que visam o desenvolvimento de instrumentos, novas tecnologias e processos que possibilitam o avanço do conhecimento nas ciências da saúde relacionado ao cuidado individual e coletivo, comunicação humana e processos educacionais.

 

Grupos de pesquisa

Os grupos de pesquisa constituem a base estrutural do Programa e contribuem para a sustentação das LP e desenvolvimentos de projetos de pesquisa. Quatro desses grupos de pesquisa encontram-se cadastrados no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq; e outros onze, são frutos de parcerias com outras IES. São eles:

 

O Cuidar em Enfermagem e a Educação em Saúde do Adulto, do Idoso e do Trabalhador

Constitui-se num apoio técnico-científico do conhecimento em Enfermagem e Saúde, integrando o trabalho intradisciplinar e interdisciplinar na concepção filosófica do processo de cuidar. Está centrado nas relações estabelecidas com o sujeito e busca a compreensão do ser humano em suas dimensões de grupo, numa visão política de enfrentamento, criação e construção de um compromisso social voltado a influenciar forças globalizadoras que contribuam para a educação em saúde do adulto, do idoso e do trabalhador.

 

 

O Cuidar em Enfermagem na Saúde da Mulher e da Criança

 

Tem por objetivo desenvolver estudos que visam contribuir para a construção de conhecimentos que sustentem a prática da atenção integral à saúde da mulher e da criança. O enfoque de suas investigações direciona-se para a promoção da saúde e identificação de riscos potenciais na saúde materno infantil. Os estudos na área da saúde da mulher têm como eixo temático a violência, o aleitamento materno e a qualidade de vida. Na área da criança os estudos englobam a vigilância do crescimento e do desenvolvimento de crianças no processo saúde-doença. Os estudos do desenvolvimento infantil estão alicerçados na aplicação do Denver II. Os resultados das pesquisas têm balizado as ações desenvolvidas pelas líderes do grupo e pesquisadores associados em suas áreas de atuação que englobam a prática assistencial e docente. Os estudos envolvem ainda, a aplicação de ferramentas como: escalas e o brinquedo terapêutico.

 

Estudo e Pesquisa sobre Comunicação em Saúde

O conhecimento produzido em Comunicação em Saúde tem sido utilizado como bibliografia básica de disciplinas do curso de graduação e pós-graduação em Enfermagem, Psicologia, Medicina e, como complementar em outras áreas. A produção científica sobre comunicação terapêutica e conceituações gerais tem sido adotada como referencial de dissertações e teses de doutorado no Brasil, América Latina e Portugal. A divulgação e publicação da produção científica tem sido efetuada em periódicos, livros, capítulos de livros e anais de eventos gerais e específicos, além de apresentações orais, palestras, cursos em âmbito nacional e internacional e publicações sob a forma de resumos em eventos da área. Cabe ressaltar que o conhecimento produzido tem contribuído para o cuidado humanitário, para a qualificação da relação interpessoal com o paciente, para a eficácia da relação professor/aluno e para o uso da comunicação decodificada educação em Saúde para a população leiga.

 

Grupo de Estudos do Denver II – GREDEN

O grupo multidisciplinar de pesquisadores formadores de novos pesquisadores tem como meta disponibilizar um instrumento de avaliação para os profissionais da área de saúde, especialmente do desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos. Foi selecionado o teste de desenvolvimento Denver II, utilizado no Brasil por vários profissionais da área da saúde (enfermeiros, fonoaudiólogos e médicos), especialmente de Pediatria. A produção científica relacionada ao Denver II, focada em crianças brasileiras, retrata expressiva diversidade na sua aplicação. Em alguns estudos, autores relatam dificuldades para comparar resultados entre as publicações nacionais. Encontra-se também uma diversidade quanto à tradução que ainda não foi validada para aplicação na criança brasileira. Em sua origem, este instrumento é apresentado no idioma inglês e está estruturado para a cultura americana. Portanto, além da tradução, será necessária a adaptação transcultural para sua validação e aplicação na criança brasileira. Neste sentido, esse grupo realiza a tradução, adaptação transcultural e validação do teste de desenvolvimento Denver II, não apenas pelo nosso pioneirismo no uso do mesmo, mas por já ter a licença e os direitos concedidos pelo autor.

 

Grupos de Pesquisa em parceria com outras IES:

http://www.ung.br/imagens/topicos2.png A Problemática do Controle da Hipertensão Arterial
http://www.ung.br/imagens/topicos2.png Avaliação de Necessidades de Saúde
http://www.ung.br/imagens/topicos2.png Cirurgia Plástica
http://www.ung.br/imagens/topicos2.png Grupo de Estudos do Brinquedo (GEBrinq)
http://www.ung.br/imagens/topicos2.png Laboratório de Hipertensão Arterial
http://www.ung.br/imagens/topicos2.png Oficina de Projetos em Esfigmomanometria