Clicky

Notícias Doutorado em Enfermagem


X Congresso Brasileiro de Epidemiologia

É com muita satisfação que a Comissão de Epidemiologia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) anuncia a realização do X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. O evento acontecerá entre 7 e 11 de outubro de 2017 em Florianópolis, Santa Catarina.

O tema do encontro será “Epidemiologia em defesa do SUS: formação, pesquisa e intervenção”. Uma das principais conquistas sociais e construções coletivas da sociedade brasileira e com inegável impacto positivo na saúde dos brasileiros, o Sistema Único de Saúde passa por importantes desafios. Por um lado, no campo político o sistema tem sua própria existência ameaçada. Por outro, há a complexa situação sanitária do país diante de doenças emergentes, reemergentes, envelhecimento, violência e condições crônicas. Em comum, esses desafios exigem a produção de conhecimento científico qualificado para seus enfrentamentos.

Para isso é importante avançarmos no desenvolvimento e na incorporação de técnicas de análises de dados e de delineamento de estudos. É preciso discutir a formação dos epidemiologistas em todos os níveis de ensino. Também é vital continuarmos a estreitar os laços entre a epidemiologia e as necessidades dos serviços de saúde e da população. Assim, para aprofundar o debate de todos esses tópicos, o tema central do congresso se desdobra em seis eixos:

  • Desafios e avanços teóricos e metodológicos
  • Avaliação e intervenção em saúde coletiva
  • Ações e inovações em vigilância em saúde
  • Ampliando o conhecimento, políticas e práticas
  • Sustentabilidade e integridade em pesquisa
  • Formação em epidemiologia

Para cada um desses eixos foram pensados cursos, mesas-redondas, palestras e conferências, além das comunicações coordenadas, dos pôsteres e da agenda cultural. Enfim, teremos uma programação rica que estimulará as mentes e os corações de todos.

Para mais informações acessem o link do evento: http://epi.org.br/