OBRIGATÓRIAS
Fundamentos das Ciências Ambientais
Ementa: Nesta disciplina serão apresentados aos discentes os princípios das Ciências Ambientais e, numa visão holística e interdisciplinar, a relação predatória entre o desenvolvimento socioeconômico e o meio ambiente (que resultam em tensões na gestão dos recursos naturais); e possibilidades deste desenvolvimento ser feito em harmonia com o meio.
Metodologia científica aplicada às Ciências Ambientais
Ementa: Estudo multidisciplinar do ambiente e as soluções para problemas ambientais. O impacto humano nos sistemas naturais. Compreensão da complexidade socioambiental. Pesquisar, conceber, avaliar e aplicar diferentes modelos de investigação em gestão ambiental. Métodos e técnicas de pesquisa aplicados às ciências ambientais. Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa. Coleta e análise de dados obtidos na pesquisa ambiental. Redação científica e suas características.
ELETIVAS
Interação Solo-Planta-Atmosfera
Ementa: Esta disciplina pretende dar bases para o discente compreender os compostos naturais e antropogênicos que transitam entre os compartimentos geosfera, biosfera e atmosfera. Além disso, temas como contaminantes e fontes de contaminação do solo e atmosfera e suas consequências para os ecossistemas serão debatidos com aprofundamento e complexidade da heterogeneidade ambiental inerentes ao sistema urbano-rural-natural. Técnicas de monitoramento e biomonitoramento como ferramentas de avaliação da qualidade do solo e atmosfera também serão abordadas no âmbito desta disciplina. Dentre os principais objetivos da disciplina se destacam: i) Apresentar aos alunos os conceitos de poluentes e a dinâmica dos contaminantes do solo e atmosfera; ii) Capacitar os alunos a identificar esses contaminantes e seus efeitos à saúde humana e ao meio ambiente; iii) Apresentar aos alunos as técnicas de monitoramento e biomonitoramento de contaminantes do solo e atmosfera; iv) Mostrar aos alunos os aspectos técnico-legais para o monitoramento do solo e atmosfera; v) Realizar com os alunos estudos de caso que exemplifiquem o monitoramento da poluição do solo e atmosfera.
Mudanças Climáticas e Ambientais no Antropoceno
Ementa: A partir de uma abordagem multi e interdisciplinar, pretende-se abordar neste curso, a variabilidade natural do clima da Terra ao longo do tempo geológico. Neste contexto, serão abordados tópicos sobre o sistema climático atual, radiação solar emitida e armazenamento da energia solar na atmosfera. Além disso, serão abordados o papel da biosfera nos ciclos do carbono e nitrogênio. Quanto ao ciclo longo do carbono, elemento crítico nas mudanças climáticas, ele será abordado na perspectiva de processos geológicos, tais como sedimentação, tectônica e do intemperismo. Nesta disciplina também serão apresentadas as interações entre sistemas tropicais e extratropicais, bem como os indicadores paleoclimáticos, paleoambientais e paleoceanográficos. Os registros oceânicos (indicadores de temperatura da superfície do mar, salinidade, volume de gelo, hidrologia e circulação oceânica) e os registros continentais (indicadores de variação de pluviosidade, temperatura, paleovegetação, expansão de geleiras, paleoambiente) em geral serão tratados no âmbito das mudanças climáticas históricas. O curso também foca no entendimento e avaliação das vulnerabilidades, impactos, estratégias de adaptação, sustentabilidade e mitigação das mudanças climáticas contemporâneas em vários setores, tais como: agricultura e silvicultura, ecossistemas e biodiversidade, economia e infraestrutura e recursos hídricos. O curso terá um componente prático e outro teórico.
ESG e Economia circular
Ementa: Desenvolver as habilidades sobre sustentabilidade ambiental, social e econômico em âmbito empresarial e sua inserção no contexto estratégico, permitindo que possa ser aplicada aos modelos de gestão sustentáveis as teorias e conceitos da Sustentabilidade e os aspectos do Environmental, Social and Governance (ESG). Identificar ameaças e oportunidades para que a sustentabilidade seja fonte de vantagem competitiva e de geração valor para as organizações. Descrever e comparar os modelos existentes/vigentes nos seus aspectos econômicos, sociais e ambientais com ESG. Avaliar o valor estratégico da gestão das relações com os stakeholders, em uma perspectiva de ESG. Diagnosticar problemas éticos de ESG e propor soluções apropriadas e articular melhorias de alteração da realidade, especialmente brasileira, quanto a sustentabilidade empresarial e sua importância com base na pesquisa científica e oportunidades identificadas de mudança.
Inovações e ferramentas ambientais em sustentabilidade
Ementa: Um dos desafios da ecologia moderna é conciliar como as interações bióticas e fatores abióticos são motivadores entrelaçadores de comunidades em ecossistemas aquáticos e terrestres, e de como estas interações ecológicas podem auxiliar na manutenção e restauração de ambientes naturais e renováveis. Esta disciplina tem como objetivo apresentar tecnologias atuais aplicadas ao biomonitoramento e na restauração de ecossistemas aquáticos e terrestres. Serão abordados temas como: 1) tecnologias para o biomonitoramento de reservatórios de usos múltiplos; 2) técnicas para a diminuição dos impactos causados pela eutrofização de ecossistemas aquáticos; 3) tecnologias para o biomonitoramento de ecossistemas terrestres. Palavras-chave: Conservação ambiental; Ecologia de ecossistemas aquáticos e terrestres; Fitotecnologias; Monitoramento ambiental; Tratamento de águas residuárias.
Direito Ambiental
Ementa: A disciplina tem o objetivo de apresentar o Direito Ambiental como instrumento para a ação cidadã no meio ambiente, tanto para protegê-lo quanto para preservá-lo. A Política Ambiental brasileira possui instrumentos para regulação do uso dos espaços urbano ou rural. Estes instrumentos são classificados por concorrência municipal, estadual, federal ou internacional. Na disciplina de Direito Ambiental será apresentado aos alunos essa estrutura normativa do Direito ambiental, seus institutos legais e os mecanismos de responsabilização civil ou penal no caso da prática de danos ambientais.
Análise Geoambiental de Bacias Hidrográficas (Profa. Renata)
Ementa: As bacias hidrográficas: conceitos gerais e elementos. Principais bacias hidrográficas brasileiras. O ciclo hidrológico e os recursos hídricos. Gestão de recursos hídricos e Política Nacional de Gestão de Recursos Hídricos. Política de Uso do Solo. Análise Geoambiental de Bacias Hidrográficas no SIG. Análise Morfometria de Bacias Hidrográficas. Código florestal e recursos hídricos. Práticas aplicadas ao manejo de bacias hidrográficas. Mudanças Climáticas e Previsão de eventos hidrológicos extremos.
Estatística aplicada a análise ambiental
Método científico, planejamento e delineamento amostral através dos conceitos básicos de esforço amostral e disposição das amostras no espaço e no tempo. Análise dos estudos ambientais através da aplicação das principais técnicas de estatística descritiva e inferencial. Conceitos básico de análise multivariada.
Dados abertos para utilização em pesquisas socioambientais
Ementa: À medida que o desenvolvimento agrícola, urbano e industrial avançou, seus impactos sobre a funcionalidade da paisagem se tornaram mais evidentes, comprometendo o bem-estar e humano e o desenvolvimento sustentável, com desafios socioambientais e climáticos de extrema complexidade. O conhecimento sobre dados abertos, softwares livres e gratuitos, nas diversas áreas de conhecimento, possibilitam a análise cientificamente crível e o embasamento de políticas públicas e de planos de ação para enfrentamento desses desafios. Neste contexto, o objetivo desta disciplina é identificar ferramentas e recursos na área socioambiental de acesso livre e construir cenários de análise a partir das problemáticas propostas para análise.
Teorias de Ensino e Aprendizagem em Educação para as mudanças Climáticas
Ementa: A disciplina investiga os processos de desenvolvimento e aprendizagem de acordo com as principais correntes teóricas de mudanças climáticas. Analisa as relações entre ensino/aprendizagem, desenvolvimento e implicações para as práticas educacionais científicas com foco nas principais tendências pedagógicas da educação para mudanças climáticas.
Educação em Astronomia para as mudanças climáticas
Ementa: Apresentar qualitativamente a integração investigativa entre educação em astronomia e mudanças climáticas. O curso apresenta correlação conceitual por meio das mudanças climáticas com a Astronomia na antiguidade à cosmologia moderna, ensino e divulgação em Astronomia, estudo das concepções alternativas sociais sobre fenômenos astronômicos, metodologias para o processo de ensino/aprendizagem interdisciplinar da Astronomia, orientações fundamentais para a produção de atividades práticas utilizando simuladores e aparatos que fomentam a educação em Astronomia.
Geoprocessamento
Ementa: Geotecnologias. Introdução ao Geoprocessamento. Característica do SIG. Dados Espaciais. Fontes de Dados. Estruturas de Dados: modelos vetorial e matricial. Topologia. Aquisição e Manipulação de Dados. Gerenciamento e integração de dados. Consulta e Análise espacial. Sistemas Gratuitos. Introdução ao Sensoriamento Remoto. Princípios Físicos. Espectro Eletromagnético. Plataformas e Sensores. Aquisição de Imagens. Análise Visual de Imagens. Processamento Digital de Imagens. Aplicações urbanas e ambientais. Estudos de Caso. Atividades Práticas. Prática Laboratorial.
Educação Ambiental
Ementa: Histórico da Educação Ambiental. Conceitos de Educação; Política Nacional de Educação Ambiental. Lei 9597/99: Técnicas e estratégias na Educação Ambiental, manuais, cartilhas, mídias atuais, dinâmicas de grupo. Projetos de Educação Ambiental: planejamento, execução e avaliação.