Clicky

cursos Doutorado em Odontologia


Grupos de pesquisa

Grupo de Pesquisa em Periodontia

A coordenadora deste grupo de pesquisa, Profa. Dra. Magda Feres, realizou seu curso de doutorado no Programa de Biologia Oral da Harvard School of Dental Medicine, no período de 1996 a 1999. Durante o curso, desenvolveu seu projeto no Forsyth Insitute (Boston, EUA), um importante centro de pesquisa em Odontologia, onde teve o privilégio de trabalhar com o Dr. Sigmund Socransky e a Dra. Anne Haffajee, dois pesquisadores renomados das áreas de Periodontia e Microbiologia Oral. O Dr. Socransky desenvolveu a técnica microbiológica denominada Checkerboard DNA-DNA hybridization para a avaliação de ecossistemas microbiológicos complexos, como o biofilme oral. Essa técnica foi implantada no laboratório de microbiologia da UNG Universidade pela Profa. Dra. Magda Feres e tem permitido o desenvolvimento de um número considerável de estudos relevantes na área de diagnóstico e tratamento das doenças periodontais. É importante salientar que o Checkerboard DNA-DNA hybridization é atualmente realizado em poucos laboratórios do mundo.

Durante sua estadia na Harvard e no Forsyth Institute, a  Profa. Dra. Magda Feres também teve a oportunidade de participar do grupo de estudos clínicos, dirigido pelo Dr. Max Goodson e composto por vários membros do Forsyth Institute, Harvard, BostonTufts Universities. O objetivo desse grupo era discutir o delineamento experimental de diferentes estudos clínicos realizados no Periodontal Center do Forsyth Institute, visando o intercâmbio de informações para a análise de dados e discussão dos resultados de diferentes estudos científicos. Esse aprendizado é diretamente aplicado nas pesquisas realizadas na UNG Universidade, que é internacionalmente reconhecida por realizar estudos clínicos controlados aleatorizados de qualidade para testar diferentes terapias periodontais.

Outros membros do grupo também possuem qualificações para desenvolver diferentes tipos de estudos aplicados à area de Periodontia. A Profa. Dra. Luciene Figueiredo, o Prof. Dr. Marcelo de Faveri e o Prof. Dr. Bruno Bueno, por exemplo, possuem experiência em diversas metodologias de microbiologia, tais como cultura bacteriana, modelo de biofilme multiespécie, Reação de Polimerase em Cadeia (PCR), RNA Oligonucleotide Quantification Technique (ROQT) e análises de sequenciamento genético. A utilização de tais técnicas permite o desenvolvimento de estudos in vitro e in vivo para testar a capacidade de substâncias antimicrobianas no controle de formação do biofilme.

Além de metodologias aplicadas à área de microbiologia, alguns professores do grupo também utilizam metodologias de imunologia e de biologia molecular para avaliar a resposta do hospedeiro frente às infecções periodontais e peri-implantares. Neste contexto, o Prof. Dr. Jamil Awad Shibli, a Profa. Dra. Poliana Mendes Duarte, a Profa. Dra.  Gabriela Giro e a Profa. Dra. Marta Bastos desenvolvem estudos relevantes em Periodontia e Implantodontia, utilizando análises histológicas, histomorfométricas e imunohistoquímicas. Além disso, são realizadas análises de expressão gênica por PCR em tempo real, ELISA e imunoensaio multiplex, uma metodologia recentemente implantada em nosso laboratório capaz de avaliar simultaneamente múltiplos biomarcadores.

Vários estudos conduzidos pelo grupo vêm sendo reconhecidos por renomadas organizações de pesquisa nacionais e internacionais, garantindo acesso às verbas de auxílio à pesquisa. A maioria dos estudos desenvolvidos no programa são financiados pela FAPESP e CNPq. O programa já recebeu também financiamento do NIH (National Institute of Health, USA) para o desenvolvimento de estudos clínicos sobre terapias periodontais realizadas no Brasil em colaboração com o Forsyth Insitute, sob a coordenação das Dra. Anne Haffajee e Profa. Dra. Magda Feres. Também é importante ressaltar que os pesquisadores de nosso grupo são freqüentemente convidados a ministrar cursos e palestras no país e no exterior, demonstrando o reconhecimento dos mesmos pela comunidade científica. Finalmente, o grupo de Periodontia da UNG Universidade está entre os que mais publicam em revistas de alto impacto científico da área, ampliando ainda mais o reconhecimento internacional do Programa.

 

Grupo de Pesquisa em Odontologia Restauradora

O coordenador desse grupo de pesquisa, Prof. Dr. José Augusto Rodrigues que realizou seus cursos de Mestrado e Doutorado na Faculdade de Odontologia de Piracicaba, UNICAMP conduz uma das principais atividades do grupo, relacionada com o desenvolvimento e compreensão dos possíveis mecanismos de interação dos agentes clareadores com os tecidos dentais duros. Os possíveis efeitos adversos no esmalte dental têm sido avaliados por modelos in vitro e in situ. Além disso, desenvolveu um projeto de Pós Doutorado na University of Florida, em Gainesville, EUA que tem ampliado os estudos sobre as resinas Bulk-Fill em nosso grupo. As resinas Bulk-fill já são tópico de pesquisa no grupo desde 2007 quando o Prof. Dr. André F. Reis, que também realizou seus cursos de Mestrado e Doutorado na Faculdade de Odontologia de Piracicaba, UNICAMP, participou do desenvolvimento da primeira resina composta Bulk-fill introduzida no mercado, em parceria com a Dentsply Caulk (EUA). Os primeiros estudos com este material foram realizados nos laboratórios da Universidade Guarulhos.

Esses estudos consideram ainda a interação de fontes ativadoras e diversos materias odontológicos de uso direto, sejam com resinas composta tradicionais, cimentos resinosos ou ionoméricos e materiais cerâmicos.

Além disso, o Prof. Dr. André Reis desenvolveu estudos na University of North Carolina, onde aprimorou seu conhecimento sobre técnicas de microscopia eletrônica de transmissão e de varredura. Essas técnicas reforçam a linha de pesquisa que tem como objetivo estudar as estruturas dos tecidos dentais humanos e seus mecanismos de interação com os biomateriais ao nível ultramorfológico.

Os projetos de pesquisa do grupo envolvem incluiem ainda diversos métodos de avaliação e desenvolvimento da propriedades de biomateriais por meio de ensaios mecânicos e espectroscopia FTIR. Assim, os membros do grupo, possuem qualificações em diferentes áreas com a possibilidade de conduzir ensaios de estudos in vitro e in vivo  por meio de avaliações de microtração, microcisalhamento, microdureza, rugosidade e simulações de envelhecimento de materiais restauradores.

O grupo de pesquisa conta ainda com a participação da Profa. Dra. Alessandra Cassoni, que concluiu seu Mestrado e Doutorado na FO-USP, e introduziu estudos avaliando a interação entre os laseres de alta potência sobre estruturas dentais e biomaterias no grupo. Seus projetos de pesquisa resultaram na criação do Centro de Laser na Universidade, que é composto por consultório para atendimento e uma estrutura para desenvolvimento de estudos laboratoriais seguindo os parâmetros de segurança para uso de lasers.

Atualmente os pesquisadores do grupo estão conduzindo estudos clínicos em humanos para avaliar a efetividade clínica de materiais e técnicas desenvolvidas recentemente. Contando ainda com a participação da Profa. Dra. Marina G. Roscoe que apresenta formação na área de Dentística (UFU) e Materiais Odontológicos (FO-USP) que apresenta experiência na condução de Revisões sistemáticas adquirida durante seus estudos na Aarhus University, completando assim os modelos de pesquisa do grupo na produção de conhecimento e evidência científica. O grupo de estudos em Odontologia Restauradora desenvolve ainda vários projetos de pesquisa e conta com colaborações internacionais com alguns centros de excelência em pesquisa, como a University of Florida, em Gainesville, EUA; University of Tokyo, no Japão e a New York University, nos EUA com intercâmbio ativo de alunos e colaborações em projetos conjuntos. Os pesquisadores têm recebido auxílios financeiros do governo brasileiro, em especial da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

 

Grupo de Pesquisa em Implantodontia

O grupo de pesquisa em Implantodontia é coordenado pelo Prof. Dr. Jamil Awad Shibli, que realizou seus cursos de mestrado e doutorado na Faculdade de Odontologia de Araraquara, UNESP e sua livre-docência na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, USP. Durante o doutorado desenvolveu parte de seu trabalho na State University of New York, em Buffalo, EUA, onde trabalhou em colaboração com Dr. Robert Genco e Dr. Joseph Zambon, renomados pesquisadores de reconhecimento internacional na área de Periodontia e Implantodontia.  Os outros membros do grupo, Dr. José Augusto Rodrigues, Dra. Alessandra Cassoni Ferreira e Dra. Gabriela Giro possuem qualificações para atuar em pesquisas na área de implantodontia, bem como colaborações internacionais em alguns centros de excelência em pesquisa, como o Forsyth Institute, em Boston EUA, e a University of Florida, em Gainsville, EUA.

Além disso, os diversos estudos deste grupo de pesquisa vêm sendo realizados em parceria com pesquisadores internacionais de alta relevância científica nas áreas de Biomateriais e Implantes, como o Dr. Adriano Piattelli, da Universidade de Chieti, Itália (autor de mais de 720 trabalhos em periódicos de grande impacto dentro da Implantodontia), Dr. Paulo G. Coelho da New York University, Dr. David D. Ehrferst, da Universidade de Genebra, Suíça e Dr. José Luiz Calvo-Guirado, da Universidade de Murcia, Espanha. Parcerias com universidades brasileiras como a FOAr-UNESP, FORP-USP, FO-USP e UFU, juntamente com o alto nível da produção do grupo, garantem o acesso contínuo a verbas tanto de agências de fomento como de empresas. O grupo ainda conta com pesquisadores colaboradores e pós-doutorandos bolsistas (CNPq e CAPES) que permitem um intercâmbio de projetos e metodologias, garantindo alta produtividade científica em periódicos indexados, assim como livros texto.

O grupo de estudos em Implantodontia desenvolve vários projetos visando o melhor entendimento do comportamento e da manutenção das restaurações implantossuportadas. As doenças peri-implantares, assim como o impacto de fatores locais (macro- e microestruturas) e fatores sistêmicos (fumo, osteoporose, diabetes), têm sido avaliados pelos pesquisadores que utilizam índices clínicos, radiográficos, ensaios mecânicos, testes histológicos, histomorfométricos, imunológicos, microbiológicos, além de análises imunohistoquímicas. Recentemente, pesquisas avaliando zircônia e modificações de superfícies de implantes com laser de alta potência foram incorporados aos projetos do grupo.