Clicky

Notícias Doutorado em Odontologia


Profa. Dra. Magda Feres assume presidência de duas grandes entidades internacionais

Galeria: 

A Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Odontologia, Dra. Magda Feres assumiu, recentemente, cargos para presidência de duas entidades internacionais, denominadas International Academy of Periodontology (IAP), sediada em Boston, Estados Unidos da América, e do grupo de Pesquisa Periodontal da International Association for Dental Research (PRG/IADR), localizada em Virgínia, também nos EUA.

A IAP foi fundada em 1985 e tem como missão “melhorar o conhecimento e disseminar informações sobre periodontia mundial para aqueles que têm interesse na prevenção e tratamento de doenças periodontais”. É a única Associação de Periodontia com caráter, realmente, internacional, por realizar congressos em regiões que recebem poucos eventos com palestrantes de renome mundial, como os encontros de 2009, 2011 e 2017, que ocorreram respectivamente na Índia, Ucrânia e Transilvânia.

A International Association for Dental Research (IADR) é a maior e mais renomada Associação de Pesquisa em Odontologia. Abrangendo todas as áreas de concentração, a IADR é uma organização sem fins lucrativos com quase 11 mil membros em todo o mundo. Tem por objetivo promover pesquisas na área e representar a comunidade acadêmica, aumentando conhecimentos para a melhoria da saúde bucal em todo o mundo. Os grupos de pesquisa são divididos por áreas, como o Grupo de Periodontia que sou presidente.

Para Magda Feres, ocupar uma posição como membro do corpo diretivo desses grupos talvez seja um dos maiores reconhecimentos da sua carreira de pesquisadora até aqui. “Nenhum pesquisador de outra universidade brasileira ocupou esse cargo no PRG/IADR ou na IAP anteriormente. Isso é um indicativo do apoio que a UNG sempre deu à pesquisa de qualidade. Nas minhas palestras e reuniões no exterior, levo sempre o nome da Instituição, e isso ajuda a atrair pesquisadores e estudantes de todo mundo. Na prática, esses cargos de presidência de Associações internacionais de prestígio são importantes para ampliarmos ainda mais nossa inserção internacional, que é um ponto muito valorizado pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) nas avaliações dos programas de pós-graduação”, explica a professora.

A professora ressalva a importância em promover o avanço da pesquisa e aumentar o conhecimento para a melhoria da saúde bucal em todo o mundo, apoiar e representar a comunidade de pesquisa e facilitar a comunicação e a aplicação dos resultados da investigação científica.